22/03/2024

3º Encontro do Trade Turístico de Caxias do Sul

Reunindo representantes ligados ao segmento, o evento ocorreu em Galópolis para trocas de ideias e networking.

A 3ª edição do Trade Turístico de Caxias do Sul ocorreu na última quinta-feira (21), na Vinícola Quinta Don Bonifácio, sediada em Galópolis. Realizado pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur), o encontro iniciou às 19h e teve a presença do Prefeito Adiló Didomenico, do Secretário do Turismo Ricardo Daneluz, do vereador Velocino Uez, representando a Câmara Municipal, e demais autoridades.

Com uma apresentação sobre a história e uma visita guiada pela Vinícola Quinta Don Bonifácio, os representantes da vinícola deram as boas-vindas a todos os convidados. Os membros da RS Garanti deram sequência explicando sobre todas as ações desenvolvidas pela empresa para promoverem um investimento maior no turismo da Serra Gaúcha.

O Secretário do Turismo, Ricardo Daneluz, falou sobre a importância de existir um evento como o Trade Turismo e salientou a alta dos investimentos relacionados a turismo na região da Serra Gaúcha. “O nosso otimismo é muito grande em toda nossa cidade, a gente percebe um movimento muito interessante, onde as pessoas que talvez em outros momentos não acreditavam no investimento no turismo, estão o fazendo nesse momento.”

“O turismo é uma matriz que tem várias facetas, e a gente tem trabalhado muito. O Secretário Ricardo vem se esforçando, o município vem fazendo a sua parte. Depois de 133 anos de existência, é a primeira vez que se baixa imposto para a área da cultura e do turismo. O turismo a gente precisa a cada dia fomentar, a obrigação é de todos nós”, declarou o Prefeito Adiló Didomenico, citando as políticas públicas adotadas para o desenvolvimento turístico e cultural de Caxias do Sul.

Durante a cerimônia, foi apresentado também o projeto da Associação Turística Galópolis Tecendo Histórias para fomentar o turismo na região. "O Poder Público enxergou essa nossa capacidade e esse nosso futuro", destacaram os membros da associação.

"A associação foi criada para unir o antigo com o moderno, e para que a gente pudesse reunir toda essa história de Galópolis e mostrar, por meio de empreendimentos turísticos. E então, fomentar Galópolis como mais um local de turismo em Caxias do Sul", pontuando o papel da associação e todo o seu propósito da mesma para o desenvolvimento da região.

O Presidente do Comtur e da Festa da Uva S/A, Idar Moschen, destacou os principais pontos turísticos de Galópolis e enfatizou o papel dos moradores de Galópolis no seu desenvolvimento. “Temos que acreditar. Acreditar é querer, acreditar é fazer”.

Com o objetivo de conectar as entidades, no final do encontro ocorreu o  "netwoking e Coffe", um momento de descontração e troca de experiências entre o setor.

O encontro contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), do Sebrae-RS e da RS Garanti, e reuniu cerca de 80 representantes de entidades turísticas. 

Fonte: SEMTUR - Augusto Martins