Monumento de Anna Maria Pauletti Rech

Descrição

Espaço ao ar livre, na praça Matriz em frente à Igreja Nossa Senhora de Caravaggio, no centro de Ana Rech.

Em 12 de outubro de 1876, Anna Maria Pauletti Rech saiu de Pedavena, na Itália, rumo ao Brasil. A viagem durou quatro meses, sendo essa a única opção devido à situação de miséria de seu país de origem.

Com 48 anos de idade, viúva e mãe de oito filhos, se instalou no Lote 104 do Travessão Leopoldina, na Colônia de Caxias. Este seria um bom lugar para abir um pequeno comércio e hospedagem, já que era rota utilizada pelos tropeiros. Após passar a noite nesse estabelecimento, que era cercado com boa pastagem e água, os tropeiros continuavam a viagem de mais 12 km, até chegarem ao centro comercial do Campo dos Bugres, atual Caxias do Sul.

Anna Rech doou terrenos para a igreja, o cemitério, o convento e o colégio, conquistando a comunidade com sua solidariedade e serviços prestados. Em 16 de maio de 1916, com 88 anos, Anna Rech faleceu.

Alguns anos depois, em 26 de setembro de 1927, Ana Rech foi fundada, sendo atualmente uma das quatro regiões administrativas de Caxias do Sul, além de um Roteiro Turístico cheio de charme e encanto.

Em 1977, foi inaugurada em homenagem a Anna Rech uma estátua de bronze, feita em tamanho real e criada por Bruno Segalla. Foi instalada no largo diante da Matriz Nossa Senhora de Caravaggio, no centro do distrito de Ana Rech.

Fácil deslocamento no bairro. Linha de ônibus Ana Rech e táxi-lotação Ana Rech fazem o trajeto do centro de Caxias até o bairro.

Porta de Bronze da Igreja São Pelegrino : 1º - Na porta central de bronze da Igreja de São Pelegrino, porta da direita, o escultor Augusto Murer,imortalizou a fi gura de Anna Rech, com um quadro, onde Anna Rech aparece recebendo um tropeiro, naporta da hospedaria.
Um escrito (Livro sobre o signifi cado das portas) diz o seguinte: “Anna Rech representada no oitavoquadro identifi ca a fraternidade que surgiu entre os serranos (que representa os gaúchos) e osimigrantes”.

2º - O desenrolar do Gemellaggio entre Pedavena e Ana Rech, teve início, por ocasião em que a obra(modelo em gesso) foi exposta no Castel Santo Angelo, em Roma pelo autor Augusto Murer. Dona CleliaZuliano Luppis, Presidente da Associação Itália -Brasil, residente em Roma, foi visitar no dia 13 de abrilde 1985 e soube do autor, que num dos quadros aparecia a fi gura de Anna Rech. 

Saiba mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Rech

https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/cultura-e-lazer/noticia/2017/03/escritor-italiano-veio-a-caxias-lancar-romance-a-viagem-de-anna-rech-9760226.html

https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/cultura-e-lazer/memoria/noticia/2017/04/memoria-a-marcante-trajetoria-de-anna-rech-9775398.html

 

Informações

Todos os dias

Praça - Ana Rech

(54) 3067.1415

www.samaranarech.com.br/