10/04/2024

Recuperação Histórica: Prefeitura de Caxias do Sul firma acordo para iniciar o restauro do antigo Lanifício Sehbe na comunidade de Galópolis

O valor de R$580 mil será destinado para a substituição do telhado e colocação de tapumes no entorno do prédio.

A comunidade de Galópolis recebeu na última quarta-feira (03/04), a boa notícia de que a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio de um acordo judicial firmado com a empresa Proserra Engenharia e Construções LTDA, realizará uma obra no prédio da sede social do Lanifício Sehbe – Círculo Operário, o qual necessita de reparos importantes em razão da deterioração causada pela ação do tempo. O valor de R$580 mil será destinado para a substituição do telhado e a colocação de tapumes para preservar a fachada do edifício.

Tal ajuste decorreu da atuação colaborativa entre a Procuradoria-Geral do Município e a empresa Proserra, no sentido de converter uma indenização devida ao município pela prestação dos serviços no Prédio do Lanifício Sehbe, tudo com apoio técnico do escritório de projetos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP).

Com a homologação do acordo judicial e assinatura da ordem de serviço, a referida empresa iniciará os trabalhos com a instalação dos tapumes, na sequência o serviço será realizado no telhado, onde a estrutura de madeira será substituída por uma metálica. Serão colocadas telhas que possuem isolamento acústico e térmico.

A vice-prefeita Paula Ioris expressou sua admiração pela organização e trabalho das comunidades locais, enfatizando a importância da obra. Depois seguiu discursando: “a Diretoria de Projetos da Secretaria de Obras já havia realizado a orçamentação da obra de substituição do telhado e tapume. A partir disso, conseguimos ajustar a sua realização da obra por uma empresa que estava com pendências com o Município. Essa atuação colaborativa permitirá uma intervenção breve no prédio histórico de Galópolis, o que importará em benefício a todas as partes envolvidas.”

“Felizmente o município conseguiu, ciente de novo da importância que tem essa obra, da gente realizar essas intervenções para frear, digamos, ao menos no primeiro momento a deterioração do bem, enquanto a gente não consegue executar a integralidade da obra que está planejada a partir do projeto que foi mobilizado pela própria comunidade,” destacou o secretário de Parcerias Estratégicas, Matheus Neres da Rocha.

O diretor do Instituto Hércules Galló, Renato Solio, que é morador do bairro Galópolis, demonstrou em sua fala grande satisfação diante da presença dos representantes da Prefeitura Municipal na reunião, passando informações de uma maneira clara para a comunidade. Salientou que é necessário entender que o que virá pela frente será uma consequência.

Estavam presentes na reunião a vice-prefeita Paula Ioris, o secretário de Parcerias Estratégicas, Matheus Neres da Rocha; a secretária Municipal da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto, o diretor do Escritório de Projetos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), Reinaldo Toscan Neto; os vereadores Velocino Uez e Rose Frigeri; integrantes do Inventário Participativo, associação de moradores e a comunidade em geral.

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul