11/04/2024

Prefeito Adiló assina ordem de início da obra de restauro do telhado do prédio do antigo Lanifício Sehbe de Galópolis

Será destinado R$580 mil para a substituição do telhado e colocação de tapumes no entorno do prédio histórico.

O prefeito Adiló Didomenico assinou, juntamente com a secretária Municipal da Cultura, Magali Quadros; com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Norberto Luiz Soletti; e com o representante da Proserra Engenharia e Construções LTDA, Dagoberto Lanzarin, nesta quarta-feira (10/04), a ordem de início da obra de restauro do telhado do prédio da sede social do Lanifício Sehbe – Círculo Operário, em Galópolis.

Por meio de um acordo judicial firmado entre a Prefeitura de Caxias do Sul, com a empresa Proserra Engenharia e Construções LTDA, o edifício que necessita de reparos importantes em razão da deterioração causada pela ação do tempo, receberá o valor de R$580 mil, que será utilizado para a substituição do telhado e a colocação de tapumes para preservar a fachada do prédio.

A atuação colaborativa entre a Procuradoria-Geral do Município e a empresa Proserra, aconteceu no sentido de converter uma indenização devida ao município pela prestação dos serviços no Prédio do Lanifício Sehbe. O trabalho tem apoio técnico do escritório de projetos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP).

A empresa iniciará os trabalhos com a instalação dos tapumes, na sequência o serviço será realizado no telhado, onde a estrutura de madeira será substituída por uma metálica. Serão colocadas telhas que possuem isolamento acústico e térmico.

O prefeito Adiló Didomenico ressaltou que o telhado é o ponto chave, e que esta questão precisa ser resolvida. “Com o telhado restaurado, podemos inclusive limpar o imóvel, organizar, e quem sabe até fazer alguma ocupação temporária, enquanto o governo do estado pode nos contemplar com o programa Avançar no Turismo. Se queremos falar em desenvolver o turismo, esse talvez seja o equipamento mais urgente para fazer a recuperação. Galópolis tem todas as condições de desenvolver rapidamente um plano de turismo, mas nós precisamos dar este pontapé inicial.”

A vice-prefeita Paula Ioris iniciou a sua fala parabenizando a comunidade de Galópolis pela determinação e envolvimento desde o início. “ É uma alegria a gente estar neste momento assinando este início de obras. Através dessa iniciativa e da participação da nossa Procuradoria, foi feito o acordo com a empresa. Sabemos da importância de poder fazer esta obra para que o prédio pare de se degradar. É um momento para ser comemorado.”

“A comunidade de Galópolis vem há mais de dez anos trabalhando de forma voluntária para a conservação e restauração dessa edificação. Esse projeto foi construído por muitas mãos, com esforço conjunto entre a comunidade e o poder público, por um bem comum que irá beneficiar a todos. Essa primeira etapa das obras emergenciais é extremamente importante para evitarmos o arruinamento da cobertura e, consequentemente, uma grande perda de originais,” destacou a arquiteta responsável pelo projeto, Renata Moschen Brustolin.

Assinaram como testemunhas, o procurador-geral do município, Adriano Tacca; a presidente da Associação de Moradores de Galópolis, Mara Pinto; e a representante da comunidade de Galópolis, Renata Moschen Brustolin.

Também estavam presentes no ato de assinatura, o secretário do Meio Ambiente, Daniel Amoretti Caravantes; o secretário de Parcerias Estratégicas, Matheus Neres da Rocha; o coordenador Distrital, Velocino Uez; o subprefeito de Galópolis, José Dapont; o subprefeito de Vila Cristina, Remildo Basso; o diretor do Escritório de Projetos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), Reinaldo Toscan Neto; os vereadores Marisol Santos, Rose Frigeri e Lucas Diel; representantes da Associação de Moradores de Galópolis, do Instituto Hércules Galló, do Inventário Participativo e a comunidade em geral. 

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul