19/09/2024

Sancionada a lei que declara Ana Rech Patrona da Hotelaria Caxiense

Translator     

Sendo uma das primeiras habitantes de Caxias do Sul, ela contribuiu significativamente com a comunidade onde viveu durante sua estadia no país.

Nesta quarta-feira (18.09) a prefeita em exercício, Paula Ioris, sancionou a Lei nº 9.179, que declara Anna Maria Pauletti Rech, Patrona da Hotelaria Caxiense. O projeto de lei 135/2024, de autoria do Executivo, foi protocolado na Câmara de Caxias do Sul no dia 10 de setembro.

A homenageada nasceu no Norte da Itália, em 1828. Casou-se com Osvaldo Rech, com quem teve sete filhos, e no ano de 1876, após se tornar viúva, embarcou para o Brasil junto aos filhos, tornando-se um das primeiras habitantes em Caxias do Sul. Conhecida como Ana Rech, além de comerciante, ela atuou como parteira e benzedeira na região da 8ª légua da colônia de Caxias, conhecida hoje, como Ana Rech.

Na época, sua propriedade localizava-se entre o Campo dos Bugres (Caxias) e os Campos de Cima da Serra. Por conta disso, transformou sua casa em uma pousada comercial, onde abrigava os tropeiros que viajavam pelas redondezas. Abriu também um restaurante. A "Casa de Anna Rech" tornou-se ponto de referência na região.

Conforme registros, ela doou parte de suas terras, contribuindo significativamente para a construção do cemitério local. Ana faleceu em 1916. E no ano de 1970, ela foi homenageada com a construção de uma estátua na comunidade onde viveu durante sua estadia no Brasil.

Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul