23/10/2024

1ª Oktoberfest de Caxias do Sul atraiu cerca 17 mil pessoas durante o final de semana

Com o sucesso da primeira edição, a próxima já tem data confirmada pela organização.

A 1ª Oktoberfest de Caxias do Sul se encerrou no último domingo (20), na Praça das Feiras. Foram três dias dedicados ao enaltecimento da cultura alemã e a produção cervejeira da cidade. A festa atraiu aproximadamente 17 mil pessoas num final de semana de muito sol e calor.

O evento, que comemorou os 200 anos da colonização germânica no Rio Grande do Sul, reuniu 17 cervejarias e bares que serviram 4.500 litros de cerveja.

Além disso, aproximadamente 42 expositores, sendo 16 deles da Agricultura Familiar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, estiveram presentes. Houve ainda a comercialização de cucas e geleias típicas, barbearia oficial do evento, encontro de automóveis antigos da SCAA, espaço pet e loja oficial do evento. O professor Chef Matheus Troglio ficou responsável pela área gastronômica, juntamente com os seus alunos do SENAC. Mais de 7,5 mil porções de comida típica alemã foram produzidas.

A Prefeita em exercício, Paula Ioris, e da Diretora-Geral da Secretaria Municipal do Turismo, Danúbia Boeira Verza, fizeram a entrega dos alvarás turísticos as cervejarias Boss, FassBier, Imaculada, Paloma Craft Beer, Salvador e La Birra. “O alvará turístico possibilita mensurar a quantidade de empresas abertas no setor turístico, para poder definir estratégias de fomento no ramo, sem custo nenhum ao empreendedor. Além de auxiliar em financiamentos para os empreendimentos”, destacou Paula Ioris.

A realização da 1ª Oktoberfest contou com o apoio do Senac RS, do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh Uva e Vinho), Swan Hotel, Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural.

A próxima edição já tem data confirmada. A 2ª Oktoberfest de Caxias do Sul acontece de 17 a 26 de outubro de 2025, na Praça das Feiras.

Fonte: SEMTUR - Augusto Martins