05/11/2024

Aberta a 3ª edição do Concerto de Moda da Serra Gaúcha

Na segunda-feira (04.11), ocorreu a cerimônia de abertura do Festival CMSG, no Monumento Nacional ao Imigrante. Promovido pelo Concerto de Moda da Serra Gaúcha, em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo, a programação segue a próxima sexta-feira (08.11). A programação também conta com a exposição fotográfica “Limites do Tempo” e com a Conferência de Moda da Serra Gaúcha.

Com o objetivo de produzir uma reflexão sobre as narrativas silenciadas ou suprimidas perante a imigração, o conceito se faz presente também nos locais escolhidos para os desfiles. Um deles é o Monumento Nacional Imigrante, com uma representação clara e direta aos primeiros italianos que pisaram em solo gaúcho. Outro local que receberá a atração é o Parque Cinquentenário, que foi construído para celebrar os 50 anos da vinda desses imigrantes.

Ao fazer referência sobre o local da cerimônia de abertura do festival, a vice-prefeita, Paula Ioris, pontuou: “Museu não pode ser sinônimo de coisa velha guardada para de vez em quando visitar... O museu guarda a história, e a história tem que ser conhecida para ser valorizada. E desde o início a gente fala que o concerto é moda, é comportamento, é cultura e que ele proporciona turismo e o desenvolvimento econômico”, enalteceu.

O secretário do Turismo, Ricardo Daneluz, destacou que o Município tem apostado muito no setor da moda. “Nós estamos apostando justamente porque acreditamos, e porque têm pessoas como vocês que constroem isso, que colocam uma união, uma unidade, um trabalho coletivo através dos concertos de moda. E sempre é mais fácil trabalhar com a sociedade organizada”, ressaltou.

“Nesta ocasião, temos a oportunidade de olhar nos olhos de todos vocês, que vieram nos prestigiar, apoiando financeiramente, estruturalmente e afetivamente, que compartilham do nosso lema: moda é cultura”, comentou em forma de agradecimento o idealizador, Raul Cardoso.

Após a cerimônia de abertura, os presentes conheceram a exposição fotográfica “Limites do Tempo”, sediada no Museu do Imigrante. O trabalho criado pelos alunos do curso de extensão Fashion Creator, em parceria com a UCS e coordenado por Débora Camassola, foi inspirado no relatório Brasil 2040. Os alunos exploraram como as mudanças climáticas impactam o futuro do Brasil, traduzindo suas reflexões em criações de moda. As fotos de Vanessa Tonietto revelam essa jornada criativa e convidam o público a refletir sobre moda, sustentabilidade e adaptação em um mundo em transformação.

Também marcaram presença durante o ato a secretária da Cultura, Cristina Nora Calcagnotto, do Meio Ambiente, Daniel Amoretti Caravantes e o diretor de Museus e Memória de Caxias do Sul, Itamar Ferretto Comarú.

Programação:

06/11 - Desfile Antes de Todos, Nós 

Marcas confirmadas: Izabel Peteffi Basso, Vivian Boff Atelier, Atelier Lola Salles, Ana Dotto Atelier

Horário: 17h30

Local: Monumento ao Imigrante

Trilha sonora por: Oderiê

*Em caso de chuva, o desfile será transferido para 7, 11 ou 12 de novembro

 08/11 - Desfile Marcas do Tempo 

Marcas confirmadas: Gida Malhas, Biamar Malhas, Montefina e Melissa

Horário: 17h30

Local: Parque Cinquentenário

*Em caso de chuva, o desfile será transferido para 9 ou 10 de novembro.

Espetáculo Cênico-Musical Concerto de Moda 

Horário: 20h

Local: Parque Cinquentenário - Este espetáculo é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura e tem apoio cultural da Petenatti S/A Indústria Têxtil

Desfile Solo 

Horário: 20h

Local: Parque Cinquentenário

Desfile Terra à Vista

Horário: 21h

Local: Parque Cinquentenário

Festa de encerramento “Sem Caô“

Horário: 21h

Local: Parque Cinquentenário

O Festival CMSG é uma realização do Concerto de Moda da Serra Gaúcha, com correalização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (SEMTUR), da secretarias municipais da Cultura (SMC) e do Meio Ambiente (SEMMA).

Fonte: SEMTUR - Augusto Martins