08/11/2024

Com troca de datas, Festival CMSG termina no domingo

Translator    

Os últimos dias da programação terão desfiles, espetáculo cênico e festa.

O Festival CMSG se encaminha para o encerramento da sua terceira edição. Devido às condições climáticas, a organização do evento resolveu alterar a programação. Com isso, neste sábado e domingo, os desfiles, o espetáculo cênico e a Festa Sem Caô são os protagonistas.

Os desfiles “Marcas do Tempo”, “Solo” e “Terra À Vista” são as atrações do sábado (9), juntamente com o espetáculo cênico, no Parque Cinquentenário. O dia de festival se encerra com os DJ's Odra e Zero promovendo a festa label “Sem Câo”. O concerto segue no domingo (10) no Monumento Nacional ao Imigrante que será a passarela do desfile “Antes de Todos, Nós”.

“O Espetáculo Cênico Musical Concerto de Moda, bem como as demais atividades do Festival CMSG, traçam um diálogo com aquilo que entendemos sobre imigração e promovem registros sobre as memórias que integram nossa história. Através da moda, enquanto produto da economia criativa, em par com linguagens artísticas, o Festival visa gerar maior senso de pertencimento à uma das maiores indústrias do mundo e que fazem parte do cotidiano e da expressão de todos os cidadãos”, destacou o idealizador Raul Cardoso sobre o conceito elaborado para as atrações do Festival CMSG.

Iniciada na segunda-feira (04), a programação do festival já contou com o seu ato de abertura e a exposição fotográfica “Limites do Tempo”. Devido às condições climáticas desfavoráveis para o acontecimento do evento as datas foram alteradas. O evento se encerra no domingo (10) com o desfile “Antes de Todos, Nós”, que ocorreria no dia 06, mas foi transferido por conta da chuva.

SOBRE OS DESFILES E O ESPETÁCULO CÊNICO:

Marcas do Tempo

Celebra as grandes marcas da Serra Gaúcha que carregam a tradição e a qualidade da indústria da moda local para o mundo. Neste desfile, a moda é apresentada como uma narrativa contínua, onde cada coleção reflete a história e a evolução da nossa região. As peças destacam a habilidade e a inovação que caracterizam as marcas locais, mostrando como a moda pode ser um veículo de memória cultural e identidade.

Desfile Solo

Integrado ao Espetáculo Cênico Musical Concerto de Moda, este desfile voltará os olhos para o que nasce no nosso próprio chão. Ele celebra as marcas autorais como frutos do que produzimos aqui na Serra Gaúcha, a partir da nossa economia criativa. Inspirado pelo cultivo, uma prática que atravessa a história de sobrevivência e identidade dos habitantes da região, desde os povos originários até os imigrantes, este desfile coloca em evidência o trabalho dos designers locais que cultivam suas criações com autenticidade e paixão. Cada peça apresentada é uma expressão da efervescência cultural e criativo da Serra, refletindo a riqueza da nossa terra e a singularidade das nossas histórias

Terra à Vista

Um grito de esperança que nos conduz diretamente para o universo dos brechós e do upcycling, que representam, dentro da indústria da moda, uma visão de futuro sustentável. Este desfile destaca as marcas que, com ética e estratégia de cuidado, re-imaginam a moda através da reutilização e reinvenção de peças, promovendo um consumo consciente e responsável. Ao trazer à tona a importância de uma moda que respeita o planeta, "Terra à Vista" reflete o compromisso com a sustentabilidade e com um modelo de indústria que cuida do meio ambiente e valoriza cada história contada por suas roupas. Este desfile terá a trilha sonora produzida pelo DJ Zero, e também marca a abertura da festa de encerramento do Festival CMSG.

Espetáculo Cênico Concerto de Moda

A obra artística trará uma abordagem inovadora ao transformar a estética da passarela dos grandes desfiles de moda em seu palco principal para o manifesto da arte e da moda. Sob a regência do artista Roberto Scopel, talentosos músicos criarão uma trilha sonora envolvente que se integrará perfeitamente com a pesquisa de movimento dirigida pela coreógrafa Paula Giusto. 08 bailarinos exploram e ressignificam as passarelas, utilizando a combinação das linguagens artísticas da música e dança para criar um espetáculo único e inovador. Este espetáculo visa proporcionar ao público uma experiência sensorial e artística única, destacando a moda como uma forma de arte e expressão cultural, e promovendo o intercâmbio entre diferentes formas de arte.

Antes de Todos, Nós

A moda sob medida e os fazeres artesanais dos povos originários compartilham uma profunda conexão, valorizando o tempo, a habilidade manual e a relação entre criador e obra. Para os povos originários, a confecção de vestimentas carrega significados culturais e espirituais, transmitidos de geração em geração. Assim como eles respeitam os materiais e o meio ambiente, a moda sob medida busca práticas sustentáveis, inspirando-se em técnicas ancestrais e artesanais. Ao unir essas tradições, reforçamos uma moda consciente que celebra a diversidade cultural e resiste ao consumo desenfreado, valorizando o tempo, a história e a essência de cada peça. Ocupar o Monumento Nacional ao Imigrante e nos reportarmos aos povos originários é dar um reconhecimento à parcela da nossa história por vezes esquecida, usando a moda para ecoar essas páginas e convidar o público a uma reflexão e reconhecimento das nossas origens mais antigas, enquanto contemplam a parte mais artesanal da moda local.

A programação detalhada pode ser conferida abaixo:

DIA 09/11 - Desfile Marcas do Tempo

Marcas confirmadas: Gida Malhas, Biamar Malhas, Montefina e Melissa

Horário: 19h

Local: Parque Cinquentenário

Em caso de chuva, o desfile será transferido para 9 ou 10 de novembro.

Espetáculo Cênico-Musical Concerto de Moda e Desfile Solo

Horário: 20h

Local: Parque Cinquentenário

Este espetáculo é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura e tem apoio cultural da Petenatti S/A Indústria Têxtil

Desfile Terra à Vista

Horário: 21h

Local: Parque Cinquentenário

Festa de encerramento “Sem Caô“

Horário: 21h à 0h

Local: Parque Cinquentenário

DIA 10/11 - Antes de Todos, Nós

Marcas confirmadas: Izabel Peteffi Basso, Vivian Boff, Atelier Lôla Salles

Horário: 17h30

Local: Monumento Nacional ao Imigrante

O Festival CMSG é uma realização do Concerto de Moda da Serra Gaúcha, com correalização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (SEMTUR), da secretarias municipais da Cultura (SMC), do Meio Ambiente (SEMMA) e de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).

Fonte: SEMTUR - Augusto Martins